domingo, 12 de março de 2017

Quando eu li "Memórias de minhas putas tristes"

Agora eu sei que aquela semana sob o sol capital, soube muito mal que haveria carnaval sem camisas e sombreados. Agora sabia que minha presença não era bem-vinda, que ainda, lhe faltou ser uma pessoa melhor.

Por isso decidi meu destino não controlar, mesmo amargurado em porões, levar a frente meus pensamentos e sentimentos, antes que qualquer amargura me descontente em pleno atlântico.
Já estava tudo certo, teu sangue já dizia que aquele dia, alias toda a semana, havia alguém te esperando na areia, pensando mais no passado, descobri desconcertado que a desconfiança era certeza, que a destreza de negar a realidade maquiava os olhos marejados de lagrimas, sim, o que dizia ser coisa de criança não tinha ficado só na infância.

Mas meu rumo é incerto, teu corpo aberto: o que pode ser melhor, se há, todas as curvas e feitiços, palavras e movimentos, ou nada disso e a cabeça erguida de andar livre pelas ruas.

Eu sei de tudo que isso me faz não sentir nada, por isso novo rumo a seguir, por isso é tão importante não olhar para trás.

Foram as apostas e promessas que fizeram meu estômago gelar, foi a lua e o frio da noite que me fizeram chorar, eu estava bem quando tudo aconteceu: a lembrança terrível que tudo que foi um engano: você nunca foi um sonho. Mas disso não há do que reclamar, o tempo é um gota de solidão na imensidão do destino, lembro de quando a gente era menino não faltava ninguém na casa dos avós, mas aos poucos todo mundo vai indo pra cada lado e eu abalado só dei uma passadinha por lá.

Quando foi que eu descobri que teu coração é ruína e erva daninha? Será que pude perceber que nas tuas faces e folhas estava escrito que o mundo é tua propriedade?

Mas bastava o sol da vila, bastava o primo, bastava as montanhas cobertas de branco, os apartamentos vazios, os bares cheios, para esquecer sua essência, sua decência, que hoje, sabemos, nunca teve.

Na mesma cama que dorme tranquila sei que tens pesadelo, mas o problema não é da cama é do seu inconsciente, que acreditou em todas as mentiras que inventou...
-Queria te abraçar, mas sei que iria chorar se o fizesse-

E quem julga com seu martelo de metal, não sabe, faz mal, pois sabe que o mal já fez, o tanto que magoou, só que sabe que ninguém o julgou.
E a ingratidão, é uma mentira que adultera o próprio coração, que dilacera as lembranças boas e faz a gente ficar atoa pensando, melhor, se perguntando: quando tudo começou a desandar?. É isso, nunca esteve nos trilhos, só se escondeu nas nuvens loucas e passageiras do teu delírio. QUEM MUITO FALOU POUCO QUIS OUVIR.

-Você não quis me ver aquela semana, fingiu que eu não estava a sua porta, na madrugada, como se eu não existisse, mas eu não sabia que já tinha compromisso, por isso seu sumiço-

-Não diga bobagens, a culpa é sua, poesia não salva o mundo-

Não chegarão as cartas, elas estão escondidas, chegaram tuas verdades, que eram mentiras, fizeram marcas, rancores e feridas, para quem tinha a poesia decorada, faltou o sentimento que ela traz, para quem pensou ser eterno, pisou no chão frio, calçada da rua asfaltada, e ao subir na sacada, dando de cara com a ausência, sem saber, no entanto, que tanto fingiu que agora saiu, por-do-sol, e o nó na garganta.

- Eu sei de tudo, amores de infância que te fizeram adulto. Eu sei de tudo, praias e tempo pra pensar, que não tinha tempo a perder-

Quando acordei essa semana,  procurei a paz que não tinha, rezando para cruz santa, senti a perna bamba, com medo de ter errado na oração, com pena do meu coração, que fica à mercê da minha direção, pensando que eu sei para onde ir, e quem me vê sorrir, não sabe o quanto quis chorar, sem saber onde vou chegar.

Vi meu semblante corar, repeti para mim mesmo que foi um alívio, me obrigando a decorar ideias mentais de que o sofrimento tanto faz, que hoje podemos estar melhores, que é inveja, falta interesse e não te merecem.

Essa poesia que de nada fala, que nada diz, nunca termina, nem sequer começou. Não temos nada a perder, quando tudo que perdemos nunca tivemos.

Se você chorar e me disser que chorou porque as coisas mudaram eu vou te entender, se chorar pelo mesmo motivo que outrora te fez sorrir, eu vou te compreender, se chorar de saudade, de vontade, de solidão, se chorar por alguém que foi em vão, eu vou escutar em silêncio.

E você, sempre que puder, ore por mim...o mundo anda louco, a vida me cobra serenidade... e eu continuo acreditando que a poesia pode me salvar de mim mesmo.

16 comentários:

  1. Que título forte ,por quê ?
    Essa poesia veio sobrecarregada.
    Admiro por escrever e me despertar pensamentos mirabolantes e reflexões sobre a vida.
    Poesia não salva o mundo ,pois é redundante incluir a todos ,mas salvaria a quem você queira salvar ,não existe uma pessoa que não seja tocada pela poesia ,a não ser que seja só meras palavras sem sentimento ,sem amor ,sem dor e remoço.

    Que a sua poesia te salve do vazio ,que cure a solidão do que te falta e do que te resta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que eu li há certo tempo. Lembrei dele. Ficou um pouco pesada mesmo, confesso.
      Obrigado, pelas palavras e fico feliz por gostar.
      Se cuida.

      Excluir
  2. Tem poesia hoje ?kkkkk
    Diz que siiiim

    ResponderExcluir
  3. Poderia ser hoje.
    Está muito sumido ;(
    É um bom sinal ?kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Na verdade fiz algumas, mas não postei, to perdendo a vontade de postar. Sentiu saudade? rsrsr

    Não é um bom sinal.. Já disse; mando por e-mail.

    ResponderExcluir
  5. Muita saudade,as poesias são maravilhosas.
    Posta,por favor.
    Você sempre diz isso "tenho uma aqui ,fiz algumas "
    Qual sentido de fazer e não postar ,já que você tem um blog ,justamente para isso ?kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, sendo sincero com vc, estou "abandonando" este blog, talvez faça um novo só pra mim rsrrs, talvez guarde as poesias, o sentido é que me alivia das dores do mundo, saca? Posto por costume, por algumas pessoas gostarem e tal.

      Então é essa a verdade a decepção com as pessoas, com a vida, com tanta coisa que a gente quer, pensa e não consegue fazer e dizer... Mas aos poucos vou deixando de postar, não por falta de vontade, por falta de inspiração ou poesia, mas por falta... (do que? não se sabe!)

      Abraço,

      Caso queira poesias, sei que tem meu e-mail.

      Abraço!

      Excluir
  6. "Das dores do mundo " ,você sempre carregado de sentimentos.
    Se te alivia ,escrever ,faz seus fãs se sentirem aliviados também, e qual a diferença de postar ou não ,se você já fez?
    " o problema é que você escreve "
    Por favor.
    Não tenho seu e-mail.
    Eu só tenho da empresa que eu trabalho ,não posso usar de modo pessoal.
    Então ,por favor ,posta suas dores ,para que possa reanimar minhas dores ,ou me afogar ainda mais.
    E com suas poesias eu me afogo de uma forma tão boa.
    Postaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  7. Sempre, sempre é bom estar carregado de sentimentos.
    Mas eu não sei as dores deles, acho que eu os faço é eles terem mais dores ( e não tneho fãs rsr)
    A diferença é que não carrego ninguém com dor e etc, além do mais não tem muito sentido.
    VOCÊ ACESSA MEU BLOG E NÃO TEM E-MAIL PESSOAL? (precisa melhorar as mentiras ai viu)
    Forma boa? como vê algo de bom nisso.!!!

    abraço!

    ResponderExcluir
  8. Dores demais ,não é bom ,então libera tidas sua dores,aqui.
    Não precisa de nada exclusivo para acessar esse blog.
    Adoro suas poesias.
    Mas tudo bem ,queria ter esse prazer de ler uma nova poesia,mas você não quer.
    Fiquei triste.

    ResponderExcluir
  9. Não fique triste, não era essa a intenção, NUNCA FOI!
    vou ver se escrevo algo agora e posto, mas não é uma promessa rsrrs

    ResponderExcluir
  10. Posta o que você já escreveu.
    Tá com mentira ?kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO TO COM MENTIRA, O QUE ESCREVI NÃO É PRA SER POSTADO AQUI, SENÃO JÁ TERIA POSTADO. RSRSRS
      AGORA NÃO VOU POSTAR MAIS NADA RSRSRRSRS

      Excluir
    2. Foi uma brincadeira.
      Posta ,por favor.
      Tá ignorando os fãs das suas poesias ?
      Desculpa ,eu só queria ler a sua poesia.
      Boa noite.

      Excluir
    3. Acalme seu corçaão rsrsrs eu tbn tava brincando.. Não tenho fãs rsrs.. só vc entra aqui.

      Vou tentar escrever algo... Quando acordar amanhã vai ler...

      Excluir