quarta-feira, 8 de maio de 2013

O que me basta

Quero chegar ao fundo, ao frio do meu ser, sonho ser assim, leve e novato, em contrato de felicidade que me fizer parte.


Reclamam porque transpiro impaciência, e, às vezes, incoerência, queriam de mim, um pouco mais de serenidade, menos tristeza e mais vaidade, pobre de mim, ou melhor, louco eles, aliás, desvairados todos nós, afinal, já tentei ser diferente, mais converto minhas forças, quando não tento ser assim, a exatamente o que sou. E esse era para ser um poema feliz.


Sombreiros pintam toda a areia da praia, e o azul pincelou em mim teus olhos distantes, e quando invetaram todo esse mundo, esqueceram um modo de vencer a distancia, e quando nos deram olhos não nos deram capacidade de olhar o mundo inteiro de uma vez, e a gente só vê o que vê, veja você, se isso não explica porque somos assim, somos o que somos, simples desse modo, cada um com sua tormenta, e por mais que a gente não entenda, é assim porque é assim, e se duvidar de mim, me dê outra explicar melhor...

Melhor esquecer o mundo e o que pensa de mim, melhor seguir vivendo não tendo, inveja ou rancor, pensando que se faz melhor ou pior é a estrada à seguir, farei a minha, me importando em ser feliz, e não calculando minha felicidade nas conquistas alheias, afinal para o poeta basta a poesia, para o rico sua fortuna, para o pobre sua lacuna, para o intelectual seus títulos, para o louco apenas a alegria, para mim  tão somente a agonia, por enquanto, de não saber o que me basta.

E acreditem, esse era pra ser um poema feliz.

9 comentários:

  1. Acredito que esse seria um poema feliz, e para alguns ele ainda pode ser. Talvez felicidade esteja nos olhos de quem ler. Afinal, tudo depende da forma que interpretamos né? E cada um interpreta de uma forma.
    Profunda essa parte: ' ... e quando invetaram todo esse mundo, esqueceram um modo de vencer a distância, e quando nos deram olhos não nos deram capacidade de olhar o mundo inteiro de uma vez, e a gente só vê o que vê, veja você, se isso não explica porque somos assim, somos o que somos, simples desse modo, cada um com sua tormenta, e por mais que a gente não entenda, é assim porque é assim, e se duvidar de mim, me dê outra explicação melhor... '
    Mas eu duvido de você e prefiro outra explicação. Começando pela distância, ela não precisa ser vencida, ela não quer medir forças como numa guerra de braços, ela precisa e pede para ser acompanhada, para que você caminhe por ela e ela não fique tão esquecida quanto você fica ao redor da solidão. Achando que a distância é demais, você se distancia ainda mais. A distância roga por aproximação, nós é que não a entendemos desse modo.
    A capacidade de olhar o mundo interior se adquire pouco a pouco, quando começamos a desfazer todo o emaranhado de sentimentos que vivem em nós, a compreender toda a nossa contradição ou nos adaptamos a ela. A capacidade de olhar o mundo interior, não significa que você deve entendê-lo, você pode apenas o observar, e isso todos fazem mesmo que involuntariamente. Difícil é não se perder nesse labirinto que há no interior de cada um. Difícil é ver o interior do outro, pois para isso é preciso fechar os olhos e abrir os sentimentos, já dizia O Pequeno Príncipe: ' o essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração'. Porém, na sociedade atual já não podemos passar tanto tempo de olhos fechados e coração abertos, para desfrutar do simples prazer de enxergar o outro com outros sentidos, já que tudo anda corrido demais e as pessoas já não acham tempo para sentir umas as outras, nem tão pouco para se sentir. Talvez por isso você diga que não nos deram a capacidade de observar o mundo interior, mas saiba que nos deram, porém são poucos que a usam.
    E por fim, para acompanhar as frases soltas, vai um complemento:
    Não vemos o que se vê, podemos ver além, basta querer. Somos o que somos, mas seremos o que a vida nos transformar. Simples de um modo complexo.Cada um com sua tormenta, mas não sozinho no modo de lidar com ela. E como realmente a gente não entende, que tenhamos ao menos a sabedoria de compreender. É assim, porque tem que ser, mas pode ser diferente. Discordei e dei outra explicação.
    E para mim, só resta a esperança de um dia encontrar não o que me basta, mas o que me faça transbordar.
    O texto no geral, é muito bom. Mas eu não podia perder a mania de criar texto em cima dos seus.
    Abraço, não tão forte quanto antes, mas sempre sincero.

    ResponderExcluir
  2. 'Aquele bicho estranho,
    Chamado homem
    Que espera que o egocentrismo desencadeie
    E a vida seja tão fácil como imagina

    Pobre homem,
    O mundo não é tão cruel como ele faz parecer
    Há males e caminhos nesse universo que rejeitamos
    Mas que vêm para o bem,
    E que bem, viu?

    Mas que males são esses?
    Creio que sejam aqueles
    Que levam risos bobos e sinceros,
    Lágrimas e dores passageiras,
    E que despertam ainda mais o que há de melhor na humanidade

    Mas afinal, quais são esses males?
    A vida é complexa,
    E essa resposta não seria diferente,
    Porém, posso descrevê-lo
    Com uma única palavra

    Palavra essa,
    Que teria várias razões, sentidos e caminhos
    Contudo, um único sentimento

    E finalmente, qual é a palavra?
    Você pode chamá-la do que quiser,
    Mas eu a apelido de saudade.'
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá:

    È concordo com isso de felicidade e olhos.. Discordo de você, a distância não dá pra ser acompanhada, talvez por estarmos sozinhos nela, e entenda distancia não só de estrada e km..A distância é a simples vontade de querer estar perto, e por algum motivo, não poder.
    Não podemos ver o mundo inteiro, e entenda mundo inteiro como o que cada um pensa, imagina, sente e como agirmos diante disso, isso é impossivel, e por isso erramos tanto.(normal)
    Observar e não ser ator desse mundo é dificil.
    Mas o bastar é o que da alegria simples, o que transborda, desculpe, poucos encontrei que aconteça.kkkkkkkkkkkkk
    O texo no geral é MUITO BOM me deixa com o ego gritando.. Mania BOA! continue! quiser postar algo, so avisar.


    E que texto é esse ? de quem é? e quem é voce de baixo?
    abraço gente

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi o mundo inteiro como você falou aí, por isso falei do nosso mundo interior. Realmente, sempre divergimos em opiniões, mas é bom assim, prefiro quando discorda e expõe o que pensa, já que muitos dos nossos diálogos pareciam monólogos, do tanto que eu falava e você se calava. Distância, para mim, vai continuar gritando por aproximação tanto quanto o seu ego grita quando é elogiado.
    Esteja bem!

    ResponderExcluir
  5. HEuheuHEUEH... Eu discordo EHuEHUEh monologo? oO oxi nem.. Pode dizer quem é?

    ResponderExcluir
  6. Ah, e quanto ao bastar e o transbordar, vou te explicar o que quis dizer: o simples, os detalhes, os pequenos gestos são o que nos fazem transbordar em alegria, em riso solto. Por isso eu procuro algo que me faça transbordar todos os dias! ;)
    Pode ser confuso, mas você entenderá.

    ResponderExcluir
  7. Sou a mesma pessoa que disse que não irá se identificar mais, afinal basta eu dizer quem sou que você cala.

    ResponderExcluir
  8. Hum.. que bom isso de transbordar, vamos à frente... Ah sim, se não quer não vou mais insistir não^^

    ResponderExcluir
  9. Obrigada. Boa noite pr'ocê!

    ResponderExcluir