segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

É grátis

Um tratado de gratidão:


As pessoas não se lembram do que você fez por elas. Evidente que quando você erra qualquer sentimento de gratidão se abala, mas claro, certas coisas não se confundem, ou não deveriam.
Quantas vezes não nos apequenamos, querendo gritar tudo que está em nós, não estamos falando de outro sentimento, senão gratidão.
Ora, quantas vezes você já se privou de algo, se desdobrou, sacrificou-se, quanto mais, para poder diminuir o sofrimento de alguém ou trazer-lhe sorriso, mesmo que isso custasse o seu. Talvez tenha provido alguém de algo que na hora não pensou, por ser de coração, mas depois pensou "E agora, o que eu farei para que fique tudo bem?".
Imagino que essas coisas piorem quando você se depara com ingratidão. Seja pelo passar sorrindo por você, você está na pior, seja por não agradecer com um aceno de mão, ou pior - imagino -  fingir que nada foi feito.
Gratidão passa por retribuir, ao menos tentar, ou até mesmo mostrar que se importa com que o outro fez, tentou, ou quis fazer/dizer,  já seu inverso é negar tudo isso.
Os anos são os violões da gratidão; mas como os mais velhos nos ensinaram "Quem bate esquece...". Pois bem, quem ajudou até pode esquecer, mas depois de "apanhar" mais na frente, talvez nunca esqueça.
Imagino que o sentir não seja o fato de alegar, ou mesmo apontar, pois isso seria mesquinharia, tampouco querer de volta o mesmo ou em sua proporção, vai mais além, talvez seja toda a carga diária de "Por quê?", todo o sentimento de "Não é justo", seja a desproporcionalidade das coisas.
São perguntas sem respostas, mesmo sendo o ser humano um sujeito de estímulos, ajudamos e buscamos ser ajudados, quando não o reconhecimento. Na multidão dos comuns se destaca o sorriso de "Muito obrigado, por tudo que fez".
Talvez gere orgulho, vontade de fazer mais e de novo, o inverso do inverso é bom.

Dê importância aos pequenos gestos, não discrimine, abandone ou negue as pessoas, se importe com seus sentimentos, elas sobrevivem mais de sorrisos e apertos de mão do que de alimentos. E quando os anos se passarem, passe a limpo as mágoas, a não retribuição só infecta, parta pra outra, veja que isso não é para você, os ingratos serão ingratos para sempre e isso só fere seus corações, já você? Exercite a gratidão até não ter mais forças pra se levantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário